A EMPRESA

                                                           

 

 

Força, precisão e tecnologia para aumentar sua produtividade. 


Há mais de 80 anos no setor agrícola brasileiro, a JUMIL é uma empresa reconhecida no mercado por oferecer soluções rentáveis e inovadoras que visam o aumento significativo da produtividade de seus clientes. 


Essas missões, somadas aos investimentos efetivos em tecnologia, fizeram com que a empresa desenvolvesse uma grande capacidade de adaptação frente às exigências ditadas pelos mercados nacional e internacional. 


A JUMIL é genuinamente brasileira, independente e possui um vasto conhecimento no que diz respeito aos tipos de solo e suas particularidades. Assim, é possível lançar produtos específicos para elevar o volume das produções em todos os tipos de cultura. Hoje, a JUMIL figura como uma das principais empresas de implementos agrícolas do mundo e precursora do agronegócio, exportando seus produtos para mais de 36 países. 

 

HISTÓRIA

Evolução e crescimento fazem parte do nosso negócio. 

 

                                                                                                                  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enquanto o mundo vivia momentos de incertezas com a possibilidade de uma nova guerra mundial, quatro irmãos, Justino, Ermelindo, Moacyr, Herval e o amigo Thomaz, reuniram coragem e determinação para, em 1936, fundar a JUMIL, que viria a se tornar uma das principais empresas fornecedoras de equipamentos agrícolas do mundo. 


Os negócios prosperaram e com o crescimento da empresa, a JUMIL, em 1975, inaugurou a sua segunda unidade com modernas instalações, e uma fundição com forno de indução elétrico, usinagem de metais e um sofisticado laboratório de controle de qualidade das peças que são fabricadas pela empresa. 


Para crescer e se manter forte em um mercado globalizado é preciso investir de forma constante em tecnologia, capacitação e reciclagem de seus colaboradores. Por isso, os produtos JUMIL são concebidos por profissionais competentes que utilizam as mais novas tecnologias para criação dos projetos, seguindo à risca todas as exigências do mercado. 


A informatização e a comunicação em fibra óptica garantiram um trabalho de precisão em diversas etapas da linha da produção, enquanto em outras áreas, técnicos devidamente treinados desempenham funções importantes na concepção das peças e montagens. Para a JUMIL, a nossa evolução ao longo do tempo é motivo de muito orgulho. ·.

 

JUMIL NO EXTERIOR

A atuação em mercados no exterior é muito importante para as empresas atualmente. A diversificação de mercados, através da exportação, ajuda a diminuir a dependência de apenas um mercado, diluindo o risco para as empresas, o que se torna mais importante em momentos de dificuldade econômica, como que o que vivemos no Brasil atualmente.


Outro ponto importante da exportação, é que a empresa tem que se adaptar as exigências de cada país, seja ela da parte de segurança, de legislação ou mesmo relacionada as condições de trabalho. Isto acaba por obrigar as empresas exportadoras a oferecer um produto de qualidade, que se adapte as mais distintas condições, o que acaba sendo um ganho para os clientes em qualquer mercado.


Devido a estes fatores, a JUMIL em toda sua história, sempre atou em mercados no exterior, e vem buscando nos últimos anos ampliar a sua atuação para mais países.


Hoje a JUMIL conta com forte presença na América Latina - com atuação de destaque no Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, México e Cuba, na África com forte presença na África do Sul, Angola e Moçambique, e em alguns países da Ásia, como Indonésia e Filipinas.


A atuação nesses mercados é feita sempre em parceria com distribuidores e revendedores locais. A JUMIL oferece todo o suporte de sua equipe de vendedores e técnicos, que fazem todo o trabalho de qualificação e treinamento destes parceiros, e também recebe em sua sede equipe destes países para jornada de treinamentos.


Além de todo o suporte de qualificação e treinamento, a equipe da JUMIL sempre realiza visitas a campo nestes países, mantendo contato com produtores locais, a fim de entender suas necessidades, para sempre oferecer a melhor solução através de seus produtos.


Este trabalho é feito pensando no cliente JUMIL, visando sempre oferecer os melhores produtos, adaptados as condições locais, e dar todo o suporte de assistência técnica e pós venda, da forma mais ágil e eficiente.

 

TECNOLOGIA

Tecnologias pioneiras aplicadas à agricultura são nossas marcas registradas.


Em 1942, a JUMIL mostra sua capacidade de inovação em um tempo marcado ainda pela força animal. Neste mesmo ano, a empresa fabricou a primeira plantadora e adubadora do Brasil. Um sonho realizado que marcou uma nova era na agricultura.


Já em 1992, a JUMIL também foi à primeira empresa de implementos no Brasil a apresentar o sistema pneumático de distribuição de sementes (Exacta Air). Um marco no setor agrícola e no plantio de precisão, que colocou nossos produtores em contato com os padrões do primeiro mundo.

 

PIONEIRISMO QUE AGREGA QUALIDADE

No ano de 1996, a JUMIL foi à primeira indústria de implementos agrícolas do Brasil a receber a certificação da NBR ISO 9001, por meio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, a qual se mantém certificada até a presente data pela versão da norma NBR ISO 9001:2008, certificação essa também reconhecida internacionalmente pela IQNet The International Certification Network.


O processo de fabricação dos implementos cumprem todas as exigências do mercado, contando com um equipado centro de usinagem CNC e corte a laser para chapas.

 

FÁBRICA

Um dos pilares da estratégia JUMIL é a excelência operacional que se baseia em três iniciativas: o Sistema Lean; estratégia de compras e vendas; qualidade de produto e serviços. A partir do conceito do sistema Lean de buscar a eliminação sistemática das perdas e melhorar o fluxo de valor, a empresa tomou a decisão de consolidar os dois parques fabris em uma única unidade, eliminando toda a movimentação de material entre as duas unidades e os pontos de controle de estoques duplicados. 


O processo de unificação da operação fabril seguiu as seguintes etapas de: construção, em torno de 15.000 m2; investimentos, mais de R$20 milhões; e consequentemente revisão de todo o layout fabril sob a ótica do sistema Lean. O aumento da capacidade proveniente de investimentos e organização permitiu a internação de serviços terceirizados, sem a contrapartida de aumento de mão de obra direta, conseguindo um ganho excepcional de produtividade e qualidade. Além disso, permitiu o lançamento de novos produtos, com a fabricação nessa nova operação, completando nosso portfolio sem a necessidade de outros investimentos. 


A última etapa do projeto de unificação está prevista para 2017 com a total transferência da administração e engenharia a fabrica nova, melhorando principalmente a comunicação e o fluxo de informação.